(21) 2516-0077 / (11) 5041-2011
(21) 98141-3297
comercial@grom.com.br

Orçamento
Imagem Produto

Calibração RBC

Calibração RBC

O GROM-LAB, acreditado pela RBC desde Março/2008, zela pela qualidade no atendimento e excelência técnica. Os padrões são periodicamente calibrados por referências primárias e a gestão, que segue a norma NBR 17025, é auditada sistematicamente pelo INMETRO.

A equipe do GROM-LAB está em constante evolução, e em Fev/2018 passou a calibrar os medidores sonoros pela IEC 61.672.

Serviços Acreditados pela RBC:

  • Sonômetros (Medidores sonora ou decibelímetros)
  • Áudio-dosímetros
  • Calibradores acústicos
  • Microfones Capacitivos

Confira as incertezas de medição no site do INMETRO

Serviços Rastreáveis à RBC:

  • Filtros de banda de 1/1 e 1/3 de oitava
  • Medidores de vibração
  • Medidores de vibração do corpo humano
  • Front-ends e sistemas de aquisição de sinais

A calibração rastreável utiliza padrões calibrados pela RBC, mas a gestão não é acreditada pelo INMETRO.

A norma NBR 10.152, reverência para avaliação em ambientes internos em edificações, atualizada em Nov/2017, passou por muitas mudanças, a norma passou de duas para quase trinta folhas, os procedimentos de medição e análise foram atualizados e são muito mais detalhados. No que se refere à calibração, a norma determina os ensaios mínimos aos quais os certificados devem atender.

Também indica que os sonômetros devem atender à IEC 61.672 e serem de classe de precisão 1 ou 2, apesar de ainda aceitar medidores fabricados de acordo com a IEC 60.651 ou 60.804, mas somente os Tipos 0 e 1. Ou seja, os medidores Tipo 2, destas normas passam a não serem aceitos.

A NBR 10.151, referência para avaliação do ruído visando o conforto da comunidade, está em revisão, a consulta pública se encerrou e está na fase de revisão. Na última versão, os mesmos critérios de calibração estavam também presentes nesta norma e a que tudo indica serão mantidos.

As normas NBR 10.151 e NBR 10.152 compõe as referências nacionais para avaliação ambiental.

A norma internacional IEC 61.672 é a atual referência para a fabricação de medidores sonoros. A principal vantagem em relação às normas anteriores é que a atual separa os testes inerentes à performance de fabricação dos testes de verificação periódica (calibração).

Na prática, tal mudança trouxe maior compatibilidade entre os ensaios realizados pelos laboratórios de calibração.

Contudo, ainda será necessário conviver com as normas antigas, IEC 60.651 ou 60.804, pois um medidor deve atender a norma de fabricação vigente na época do desenvolvimento do produto, mesmo que tenha sido fabricado nos dias atuais.

Para que o medidor seja calibrado pela IEC 61.672 é necessário que o medidor declare explicitamente atendê-la, através da indicação no corpo do instrumento ou nas configurações do medidor ou no manual original. O Laboratório não pode calibrar um medidor, mesmo que o cliente faça a solicitação.

Os ensaios de calibração agora são realizados com o microfone acoplado ao medidor, desta forma, o mesmo certificado atende tanto ao medidor (sonômetro) quanto ao transdutor (microfone). Esse processo trás a vantagem inicial de dispensar a calibração separada do microfone.

Contudo, torna o conjunto não intercambiável, ou seja, o certificado somente tem validade com o uso do conjunto completo, não permitindo a troca de microfone, mesmo que seja de modelo igual.


Dicas e Ofertas



Solicite um orçamento


Você é humano?

Pesquisa de satisfação